A cultura organizacional sempre é refletida pelos funcionários, mesmo que não seja a idealizada na criação da empresa
A maioria das empresas fundadas passam por um cuidadoso processo de criação. Para estabelecer uma marca, é preciso pensar nos valores, objetivos, missão e muitos outros detalhes que irão compor a cultura organizacional. Essa cultura, por sua vez, irá atrair e reter funcionários que se identificam como uma parte dela e é através deles que ela viverá e chegará até o cliente.
Só que esse processo ideal, com o passar do tempo, pode se alongar e criar uma grande diferença entre a cultura desejada e a existente. Existem diversos motivos que podem levar isso a ocorrer, desde o crescimento da empresa, até falhas de comunicação entre equipes e gestores.
Quando o fundador fala sobre a empresa e um funcionário não percebe que trabalha naquela empresa, existe um problema. Cada pessoa que tiver contato com uma pessoa diferente ali dentro poderá ter uma ideia diferente do que é a empresa, criando não só uma falha de comunicação, mas também uma crise de identidade. Isso ocorre, também, com protocolos e orientações, como trocas de produtos e métodos de segurança no local de trabalho.
O poder de uma voz unificada
Na era das redes sociais e da conectividade, a transparência é um elemento chave para criar identificação entre a marca e seus clientes. Uma marca que não consiga criar esses vínculos acaba esquecida, gerando um impacto negativo em sua renda. Ou pior ainda: uma marca que prega um valor positivo e na prática age de outro modo pode até gerar rejeição.
Esses são alguns dos motivos que tornam essencial ter uma cultura organizacional forte e coerente. Mas não é por parte dos líderes que ela demonstra sua força. Cada funcionário precisa fazer parte dela. É através deles que a cultura se solidifica e transforma sua equipe de funcionários em parte da empresa.
Precisamos, então, começar a entender por eles qual é a cultura que a empresa possui. Claro que um gestor possui palavras bonitas que destacam a empresa entre milhares de outras. O que irá fazer essa diferença é quando o mais simples dos funcionários afirmar que aquele valor existe.
A importância de cada funcionário
Sempre que a EPL vai realizar um trabalho com seus clientes, buscamos fazer esse levantamento. Para fortalecer a cultura organizacional e protocolos de segurança, é essencial entender o que cada líder e cada funcionário pensa a respeito deles. Esse é um dos motivos que torna a participação de todos essencial.
Unificar a visão de funcionários, líderes e gestores sobre a empresa trará somente benefícios. Um funcionário que sabe que a empresa se importa com ele irá respeitar os protocolos de segurança. Já o líder confiará em sua equipe para alcançar seus resultados do melhor modo possível. Enquanto isso, gestores poderão se preocupar no crescimento ao invés de microgerenciar cada detalhe.
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