Com o aumento de setores e de equipes, a sintonia dentro da empresa nunca foi tão importante
O tempo passa e a empresa cresce. Com isso, as equipes ganham novos membros e novos setores são criados. A empresa, que sempre funcionou bem, descobre que precisa encaixar novas engrenagens no seu sistema. De repente, o que 2 pessoas resolviam precisa passar por mais mãos até o resultado final. Conversas se tornam e-mails. Então o ritmo parece ter diminuído. Essa situação é bem comum, principalmente nos momentos após a mudança, mas por mais tempo do que isso, já é um outro problema.
Quando falamos em sintonia, é natural que pensemos em duas pessoas que se dão bem. Elas encontram uma área comum entre gostos, opiniões e interesses, se tornando amigas rapidamente. Agora, quando falamos de setores de empresas que costumam envolver várias pessoas, o cenário fica mais complexo. Não só tem esse fator de sintonia pessoal, mas também uma entre os próprios setores e equipes.
Para lidar com esse problema, o primeiro passo é claro e a maioria das pessoas o fazem: deixar claro cada função e obrigação que compete às diferentes equipes. Nem sempre, no entanto, esse passo – que é essencial – pode lubrificar o suficiente as engrenagens.
A sintonia através de experiências
Um dos principais pilares para criar vínculos e uma sintonia entre pessoas é vivenciar experiências. Isso pode ser um projeto diferenciado, uma situação delicada com um cliente ou, até mesmo, os famosos happy hours. O ponto é que experiências unem as pessoas, mas elas partem do princípio de que ambas as partes se unam por um só objetivo. E como sempre nos esforçamos para evitar situações delicadas e nem sempre temos a oportunidade de criar um projeto único, como podemos instigar a sintonia entre essas equipes?
Foi buscando essa resposta que a EPL descobriu que as pessoas sempre estão mais dispostas a cooperarem com uma recompensa e objetivo claro em mente. Desenvolvemos, assim, uma metodologia onde incentivamos as equipes a se unirem para superar um desafio proposto em um jogo! Lembrem-se que a melhor experiência é uma boa experiência e existe uma melhor do que quando nos divertimos?
Além de refinar habilidades individuais com os desafios propostos e ajudar a despertar os líderes dormentes em cada funcionário, também desenvolvemos métodos que vão deixar suas equipes com uma sintonia impressionante!
Em um cenário lúdico é possível entender com perfeição as funções, competências e o desempenho da outra equipe, desmistificando aquele outro setor e suas pessoas. É nesse momento que as engrenagens começam a girar mais rápido do que antes e os resultados alcançados refletem a sinergia que esses setores adquirirem, sempre com respeito e muito bom humor!
Já pensou melhorar seus resultados enquanto se diverte com sua equipe? Fale com a gente e descubra tudo o que podemos fazer por você!