Toda empresa possui uma cultura que a posiciona no mundo, mas, afinal, o que exatamente é a cultura organizacional?
A fama de uma empresa diz muita coisa sobre ela. Se estamos em busca de uma oportunidade, se queremos comprar algum produto ou se procuramos um parceiro, sempre nos deparamos com a dúvida entre qual marca escolher. Hoje existem diversas empresas em um mesmo segmento, cada uma com diferentes preços, benefícios e vantagens, mas é inevitável que tenha uma ou outra que você goste mais, apesar desses fatores já apresentados. Isso acontece por causa da cultura dessa empresa.
Se formos colocar em termos simples e práticos, a cultura de uma empresa é o que ela é. Em outras palavras, é a soma dos valores, crenças e atitudes que a organização tem perante o mundo. Para funcionários da empresa ou aspirantes a ser um funcionário, a cultura será um guia sobre o comportamento e mentalidade esperada deles.
Quando um funcionário se envolve em um escândalo e é demitido por isso, a empresa está afirmando para o mundo que esse acontecido não faz parte de sua cultura. Agora, quando o mesmo ocorre e a empresa nada faz, ela afirma – mesmo sem dizer nada – que aprova o ocorrido.
Já deu pra ter uma ideia do que é a cultura organizacional? Vamos ver, agora, como ela impacta de jeitos muito mais sutis o funcionamento de toda uma empresa.
A cultura organizacional para funcionários
Uma empresa é, antes de mais nada, composta por pessoas. Seja pequena, grande ou multinacional, são os funcionários que farão ela se movimentar, vender, entregar sua promessa e muito mais. É essencial que esses funcionários conheçam e acolham essa cultura. Mas, para isso, ela precisa ter uma cultura forte que possa ser identificada sem dificuldades.
Pode parecer simples de identificar, mas não é incomum encontrarmos empresas que pregam algo nas redes sociais e se mostram algo diferente na prática. Uma empresa que prega uma cultura organizacional transparente, mas que ninguém sabe o que acontece lá dentro, por exemplo.
Assim que a instituição se encontra e possui uma cultura forte, ela poderá encontrar com facilidade os funcionários ideais para ela. Esses funcionários, por outro lado, também poderão encontrar a ideal para eles. Juntos, irão percorrer um caminho de sucesso.
A cultura organizacional para clientes
De acordo com Idalberto Chiavenato em seu livro “Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações”, a cultura organizacional impacta no desempenho da organização, sendo sua personalidade, comportamento e mentalidade. Podemos concluir, então, que a cultura organizacional de uma empresa é o que vai diferenciá-la dentre tantas outras no mercado.
Para o cliente, isso é de vital importância nos dias de hoje. Temos diversas causas, posicionamentos e pensamentos no mundo, então, quando o cliente encontra uma organização que reflete seus valores e pensamentos, ele vai além e se torna um verdadeiro fã.
Temos diversos exemplos de marcas que fazem doações e associam sua imagem com personalidades e outras marcas para reforçar sua cultura. Mas, como dito anteriormente, se essa se posiciona de um jeito e um funcionário reflete outra cultura, é natural que o cliente sinta essa diferença e a marca perca credibilidade.
A Escola Prática do Líder construiu, utilizando seus anos de experiência, ferramentas que ajudam a fortalecer a cultura organizacional, fazendo com que todos respirem os mesmos valores. Agora que você já sabe a importância desse assunto, converse com a gente e descubra como podemos ajudar sua empresa a ter uma cultura forte e em sintonia com seus funcionários e clientes.
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