Tão importante quanto resultados, é preciso ter uma equipe capaz de buscá-los com autonomia
Imagine que um dia seu líder não pode ir ao trabalho. É possível confiar que a equipe entregará os resultados como de costume? Ou será que terá um desempenho inferior? Ou, ainda, um desempenho superior ao de quando o líder está presente? Essas perguntas são fundamentais e toda pessoa encarregada de uma equipe já pensou sobre elas. Por mais natural que devam ser, todo gestor precisa ter essa resposta.
As respostas, no entanto, não são tão simples de interpretar. Um desempenho superior não significa que aquele líder em questão atrapalha a equipe. Pode ser que, movida por um senso de lealdade, a equipe se esforce mais para compensar aquele acontecimento. Caso tenha um desempenho inferior, será que uma preocupação não impactou as entregas naquele momento?
Com um bom entrosamento entre a equipe como um todo e uma compreensão da cultura organizacional, é possível lidar com imprevistos de modo eficaz. Lembre-se sempre que a comunicação se faz fundamental em todos os momentos e um resultado dela é a confiança construída na equipe.
A responsabilidade da comunicação
É provável que, no exemplo dado, sua mente tenha sido direcionada para algum acidente ou desastre, mas não é incomum que líderes e gestores se ausentam para visitar clientes, participar de congressos e outras atividades relacionadas ao seu cargo. Em todos os casos, o entrosamento da equipe só trará benefícios.
Gestores e líderes que compartilham seus objetivos e conquistas com a equipe e reconhecem o esforço coletivo de sua equipe sempre estarão entre os favoritos dos funcionários. O sentimento de pertencimento, de que ali é o seu lugar, se tornou um diferencial em toda empresa. E o caminho para alcançarmos isso é convidando sua equipe a participar da cultura organizacional.
Quando nos sentimos parte, nos dedicamos. Vibramos com as vitórias e choramos com os fracassos. Mas, especialmente, entregamos corpo e alma para colaborar com algo que acreditamos. A Escola Prática do Líder acredita que resultados vêm com confiança e em cada projeto executado trabalha para desenvolver essa relação entre todos os envolvidos.
A chave da confiança
Nos projetos que desenvolvemos, sempre buscamos trazer a cultura organizacional da empresa de modo que envolva o funcionário. De modo que demonstre o que às vezes passa despercebido: o reconhecimento e a importância de sua segurança para a empresa.
E fazemos isso brincando, criando experiências que constroem confiança. Constroem amizades. Constroem companheirismo. Despertamos líderes com nosso método exclusivo através do engajamento dos funcionários e formamos a cultura da segurança de modo claro e simples. Sempre com uma risada, sempre com uma experiência.
Por isso, conte com nossa experiência na hora de construir uma relação de confiança em sua equipe. Lembre-se sempre que a EPL conta com uma equipe multigeracional e multidisciplinar para engajar os seus funcionários!
Imagem: <a href=’https://www.freepik.com/photos/coffee’>Coffee photo created by master1305 – www.freepik.com</a>